24 de jan de 2011

MORADORES DA VILA ITAIM REIVINDICAM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DAS ENCHENTES NA VÁRZEA DO RIO TIETÊ

Dia 19 de janeiro de 2011, o Deputado Estadual Simão Pedro visitou alguns bairros da várzea do Rio Tietê no distrito do Jardim Helena (Vila Itaim, Pantanal e Vila da Paz), a convite da ACALeO – Ação Cultural Afro Leste Organizada, para vistoriar as condições em que se encontravam os moradores alagados, pelo terceiro ano consecutivo, pelas chuvas de dezembro/janeiro. Na oportunidade, membros da diretoria da ACALeO e moradores reclamaram os descasos e morosidade nas obras de desassoreamento do Rio Tietê e solicitaram ao deputado a realização de uma audiência pública com o Departamento de Águas e Energia Elétrica, ao que o deputado se prontificou e informou que houve mudanças de responsáveis por esta secretaria, mas que em breve, pedirá uma Audiência Pública com o novo secretário porque também compreende e tem acompanhado de perto as dificuldades e humilhações dos moradores represados na várzea.



MUDANÇAS NAS SECRETARIAS DE ÁGUAS E DE ENERGIA
A Secretaria a que o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) estava vinculado se alterou - de Secretaria de Estado de Saneamento e Energia para Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e passou a ser assumida pelo engenheiro civil e deputado estadual pelo PV Edson Giriboni. A Superintendência do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) está com o engenheiro civil Amauri Luiz Pastorello. A administradora pública e ex secretária da Secretaria de Estado de Saneamento e Energia – Dilma Seli Pena, assumiu a presidência da SABESP. E, o economista e deputado federal (PSDB) José Aníbal é o atual Secretário de Energia.

ACALeO em 2011


Informativo ACALeO – 001/2011

A ACALeO iniciou o ano de 2011 com nova diretoria, foram eleitas pessoas que se destacaram na atuação popular no ano de 2010. Intentamos reforçar nossa atuação na zona leste e primar por parcerias comprometidas com a luta popular e na defesa dos direitos dos moradores da várzea do Rio Tietê, até que se faça justiça. Em continuidade à nossa atuação no contexto das enchentes, neste ano estamos optando por fazer o convencimento corpo-a-corpo com cada família para que resistam e para que lutemos por justas indenizações e não ao bolsa-aluguel. Temos enviado alguns ofícios a parlamentares cobrando ações para agilizar as obras que ponham fim às enchentes. Paralelamente, temos nos preocupado com questões emergenciais dos alagados - COMER, por exemplo. Assim, já no dia 16 de janeiro promovemos uma campanha de arrecadação de alimentos em parceria com a Rede de Proteção das Crianças e dos Adolescentes da Vila Itaim e do Jd. Romano e com a Igreja Nossa Senhora Aparecida do Jd. Romano com o objetivo de prestar assistência emergencial às vítimas do 3º. ano de enchente entre os meses de dezembro e janeiro que atinge a moradores de bairros da várzea do Rio Tietê - Vila Itaim, Pantanal e Parque Paulistano. No ano de 2010 moradores do Jardim Romano, depois de meses de sofrimento e exposição na mídia, foram beneficiados pelo decreto de calamidade pública com a construção do Dique, o qual pôs fim aos problemas de alagamentos e represamento na região. Por este motivo, muito solidários aos problemas que seus vizinhos continuam a viver, acolheram muito bem a iniciada e, de pronto, se mobilizaram para arrecadar mantimentos e formar cestas básicas, já distribuídas junto às vítimas.